6 de jul de 2010

Como tornar um computador com Windows XP um Servidor Web (IIS)



Para tornar um computador com o Windows XP em um servidor Web, precisamos instalar o IIS (Internet Information Services). O IIS é o serviço responsável pela disponibilização dos serviços http (para disponibilização de páginas) e FTP (para cópia de arquivos). A versão do IIS disponível com o Windows XP é a versão 5.1.
A instalação do IIS também pode ser feita no momento da instalação do Windows XP.
Para instalar o IIS siga os seguintes passos:

1 – Faça o logon com a conta Administrador do computador.

2 – Abra o Painel de controle (Iniciar > Painel de controle)

3 – Abra a opção Adicionar ou remover programas.

4 – Ao lado esquerdo da janela, dê um clique na opção Adicionar ou remover componentes do Windows.

Surgirá aberto o Assistente de componentes do Windows. Com este assistente podemos adicionar componentes do Windows XP que não foram instalados durante a instalação original ou remover componentes que não sejam mais necessários.

5 – Vá descendo a barra de rolagem até você encontrar o item Internet Information Services (IIS).

6 – Se esta opção estiver marcada, o IIS já está instalado. Neste Caso clique no botão cancelar. Depois é só fechar a janela Adicionar ou remover programas e o Painel de controle.

7 – Se esta opção estiver desmarcada, significa que o IIS ainda não foi instalado. Marque esta opção para instalar o IIS. 

8 – Observe que ao marcar a opção, o botão Detalhes é habilitado. O IIS é formado por uma série de componentes e funcionalidades. Existe um servidor de páginas (servidor HTTP), um servidor de ftp, um servidor de notícias (NNTP) e assim por diante. Ao instalarmos o IIS, podemos escolher um ou mais dos seus componentes, dependendo das necessidades do nosso servidor Web. Não é necessário que todos os componentes do IIS sejam instalados. Por exemplo, se o serviço de cópia de arquivos não for necessário, não temos por que instalar o serviço de ftp.

Obs: Instale somente os serviços necessários. Não é uma idéia interessante instalar todos os serviços disponíveis, mesmo que somente alguns sejam utilizados. Quanto mais serviços instalados, maiores chances um hacker terá para quebrar a segurança do site.

9 – Clique no botão Detalhes.

10 – Na lista de opções disponíveis que é exibida, certifique-se de que somente as seguintes estão marcadas:
- Arquivos comuns.
- Documentação.
- Extensões de servidor do Fronte Page 2000.
- Servidor File Transfer Protocol (FTP).
- Servidor Word Wide Web.
-  Snap-In do Internet Information Services

11 – A opção Servidor Word Wide Web também é dividida em vários componentes. Clique nesta opção para marcá-la. Em seguida clique no botão Detalhes. Certifique-se de todas as opções estejam marcadas.

12 – Clique em OK para fechar a janela. Você estará de volta à janela Internet Information Services (IIS). Clique em OK para fechá-la e aplicar as configurações selecionadas. Você estará de volta à janela do Assistente de componentes do Windows. Observe que, após ter selecionado os componentes a serem instalados, o Windows XP exibe um espaço em disco necessário para a instalação dos novos componentes selecionados. 

13 – Dê um clique no botão Avançar para ir para a próxima etapa do assistente. O Windows XP exibe uma janela indicando o processo da Instalação. Caso o Windows XP não encontre os arquivos necessários à instalação do IIS, no disco rígido, você será solicitado a inserir o CD de instalação do Windows XP.

14 – Insira o CD e aguarde, o Windows XP detectar que o CD foi inserido e inicia, automaticamente, o processo de cópia dos arquivos. 

Após concluída cópia dos arquivos, o Assistente emite uma mensagem dizendo que o processo foi concluído com sucesso.

15 – Dê um clique no botão concluir para fechar o Assistente.

16 – Você estará de volta à janela Adicionar ou remover programas. Dê um clique  no botão Fechar para sair desta janela.

17 – Você estará de volta ao Painel de controle. Feche o Painel de controle.

Agora o IIS está instalado e pronto para ser utilizado
Agora vamos verificar se o IIS está funcionando corretamente. 
Para testarmos se o IIS foi instalado com sucesso, siga os passos abaixo:

1 – Abra o Mozilla Firefox ou Internet Explorer.

2- Digite o seguinte endereço: http://localhost

3 – Serão abertas duas janelas. Uma com a documentação do IIS. Feche esta janela. Na outra janela temos uma mensagem informando que o IIS está instalado e funcionando, porém ainda não temos uma página Web padrão configurada.

4 – Esta é a página inicial do IIS logo após a instalação. Observe que nesta janela é informado que a pasta padrão do IIS é em C:\Inetpub\wwwroot. Isto comprova que o IIS foi instalado com sucesso. Feche o Navegador.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comente sobre o assunto da postagem.
- Devido ao grande número de postagens anônimas, não é mais possivel comentar como Anônimo.