19 de jan de 2011

Redes sociais participam de teste global com o protocolo Ipv6


Objetivo do World IPv6 Day é colocar à prova, por 24 horas, o novo protocolo de transmissão de dados na internet.

Alguns dos sites mais populares do mundo – como Facebook, Google e Yahoo, que recebem mais de 1 bilhão de visitas por dia – aceitaram participar do primeiro teste em escala global do novo protocolo de transmissão de dados da Internet, o IPv6, desenvolvido para ser o substituto do padrão atual, o IPv4.

Intitulado “World IPv6 Day” (Dia Global do IPv6), o teste requer que alguns portais adotem o protocolo em 8 de junho. Grandes empresas de distribuição de conteúdo como Akamai e Limelight Networks também estão comprometidas com o evento, patrocinado pela Internet Society (ISOC).
“É uma ótima oportunidade para testar o IPv6 por 24 horas”, disse Leslie Daigle, diretor de tecnologia da sociedade. “Esperamos que os resultados sejam positivos. Assim poderemos ver mais portais adotando-o o quanto antes”.

A atualização ao novo padrão não só é importante, como também necessária. Afinal, os endereços IP do IPv4, criado há 30 anos, estão se esgotando – só restam 5% deles. Analistas afirmam que os espaços gratuitos deixarão de existir em questão de semanas.
Enquanto o IPv4 dispõe de endereços em 32 bit e suporta 4,2 bilhões de conexões simultâneas, o IPv6 usa 128 bit e aguenta, em teoria, um número ilimitado de acessos.

O World IPv6 Day pretende observar se o novo padrão está preparado para ser mais exigido, sem que seu desempenho seja prejudicado. Atualmente, só 0,05% do tráfego na Internet passa por ele, afirma a Arbor Networks, companhia de monitoramento online.
A ISOC estima que uma ínfima parte de usuários – menos de 0,1% - sofrerá com instabilidade e lentidão par acessar os portais participantes, principalmente por problemas com os próprios dispositivos de rede ou com as conexões sem fio domésticas.
“Alguns soluços poderão ocorrer com alguns provedores de conteúdo ou internautas, mas o IPv6 não é uma tecnologia experimental”, diz Daigle. “Eu confio que funcionará”.

Google, Facebook e Yahoo

O dia de testes para o IPv6 será essencial para Google e Facebook, por exemplo, que, até hoje, suportam o padrão apenas em alguns endereços específicos, em vez de dotá-los em suas páginas principais. A companhia de Moutain View diz que, em 8/06, tanto a sua home, quanto a do YouTube, participarão dos testes.

O World IPv6 Day também será muito importante para o Yahoo, que tem se mostrado reticente quanto ao protocolo, devido a preocupações em relação à lista branca DNS – que a Google usará – que só fornece conteúdo em IPv6 para usuários que possuem uma conexão compatível.

“Com os endereços em IPv4 desaparecendo, o IPv6 se tornará uma prioridade nos próximos dois anos para companhias que dependem da Internet. Esse teste será um passo essencial para demonstrar que a tecnologia é viável”, finalizou Daigle.
Fonte: Network World

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Comente sobre o assunto da postagem.
- Devido ao grande número de postagens anônimas, não é mais possivel comentar como Anônimo.